Derretimento na Antártida

Foto de satélite mostra a plataforma de Wilkins, na Antártida, um bloco de 400 km² que se desintegrou na água e é mais uma evidência do aquecimento global, afirmaram cientistas.

 

 

Conservação da Água no Brasil

Água: Saber Utilizá-la, hoje, para não Faltar, amanhã.

Com a maior reserva de água doce do planeta, o Brasil desperdiça água em níveis alarmantes, joga 80% dos seus resíduos em mares e rios e apenas metade da população brasileira tem acesso ao saneamento básico.

A situação do país, que possui 12% da água doce existente no mundo, entrou novamente em debate por ocasião do Dia Mundial da Água - lembrado hoje, 22 de março, que este ano tem como foco questões relativas ao saneamento, principalmente nos países em desenvolvimento.

De todo o volume existente no mundo, segundo diversos organismos internacionais, apenas 2,5% são de água doce.

No caso do Brasil, a metade de suas reservas está nos rios amazônicos que, apesar de passarem por regiões com a menor taxa de população por quilômetro quadrado do país, não estão livres de ameaças.

A poluição dos rios da Amazônia preocupa os ambientalistas que culpam, em grande parte, a atividade de mineradores ilegais que jogam nos rios o mercúrio utilizado para a garimpagem de ouro.

Estudos da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru e Venezuela, dizem que a mineração ilegal utiliza entre um e três quilos de mercúrio para cada quilo de ouro extraído.

A OTCA calcula que, nos últimos 50 anos, foram despejadas cerca de 1.300 toneladas de mercúrio no Rio Amazonas e em seus afluentes.

O desastre, que para muitos ambientalistas começou nos anos 40, levou muitas espécies de peixes para a lista de animais em extinção.

Nas regiões mais ricas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, a fonte de poluição vem principalmente da falta de tratamento do esgoto e do insuficiente sistema de saneamento básico.

Segundo a Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), 80% dos resíduos industriais e mesma porcentagem de esgoto residencial que conta com redes de saneamento acabam no mar ou em rios, lagoas e mananciais.

Um recente relatório da organização H2C, que trabalha com a elaboração de estratégias para um uso mais racional da água, estabeleceu que cada brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que realmente precisa.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa utilize 40 litros de água por dia, no Brasil, esse consumo é de 200 litros por pessoa, disse o relatório da H2C
.

SITE: http://www.ana.gov.br/aguasdemarco/noticiasExibe.asp?ID_Noticia=75

 

Dia Mundial da Água

ONU alerta para a falta de saneamento

A cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados por ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22).

A data foi foi instituída em 1992, durante a conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento (Eco 92), que aconteceu no Rio de Janeiro.

Neste ano, coincide com o Ano Internacional do Saneamento, estabelecido pela organização para lançar um alerta sobre a falta do recurso que ainda atinge populações ao redor do planeta.

Em comunicado divulgado no site dedicado ao Dia Mundial da Água, o secretário-geral das ONU, Ban Ki-moon, destacou a importância de adotar medidas em relação a uma crise que afeta mais de uma em cada três pessoas no mundo.

"Péssimas condições de saneamento combinadas com a falta de água potável e de condições de higiene contribuem para as terríveis taxas de mortes associadas ao problema", afirma o secretário.

Na mensagem, Ban lembrou que por ano, 1,5 milhão de crianças morrem devido a algo que "perfeitamente poderia ser prevenido".

SITE: http://www.ana.gov.br/aguasdemarco/noticiasExibe.asp?ID_Noticia=76

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, CACAPAVA, VILA ANTONIO AUGUSTO LUIZ, Mulher, Portuguese, English, Livros, Música
Visitante número: